Ativo 31@5x
Ativo 31@5x

Proper Marine conclui com êxito projeto de supervisão offshore na UMS Vênus para SBM Offshore

Compartilhe este artigo

A Proper Marine, empresa especializada em engenharia de projetos e consultoria naval e energia offshore, concluiu com êxito a campanha de supervisão offshore na UMS Vênus e apoio onshore, em parceria com a SBM Offshore.

Durante a campanha, a UMS Vênus prestou suporte para três unidades: FPSO Cidade de Paraty, FPSO Cidade de Ilhabela e FPSO Espírito Santo, com início em 08 de maio de 2023 e término em 19 de janeiro de 2024. 

Papel da Proper Marine

De acordo com Felipe Amaral, coordenador do projeto, a Proper Marine atuou estrategicamente gerenciando as operações na UMS Vênus para assegurar que as atividades fossem desenvolvidas conforme as exigências e expectativas da SBM Offshore.

“A necessidade de manutenção das plataformas  da SBM Offshore levou a empresa a contratar uma UMS, embarcação essencial para oferecer suporte logístico durante as operações nos FPSOs. As UMSs funcionam como grandes hotéis, oficinas e almoxarifados para as equipes de manutenção, permitindo o trânsito diário de centenas de trabalhadores  para as plataformas”. 

Felipe Amaral. Créditos da imagem: Arquivo pessoal

Para entender mais como funcionam os serviços prestados pela Proper Marine na supervisão de atividades offshore, Lorenna da Silva Carneiro Coelho, Engenheira de Campo, participou ativamente dessa experiência.

Ela explica que a Proper Marine atuou como representante da SBM Offshore nas operações realizadas na plataforma e no flotel, que ficava acoplado à plataforma por uma ponte, chamada de gangway. 

“Minha função a bordo da UMS era supervisionar todas as instalações. Era responsável também pelo gerenciamento das pessoas, éramos o focal point do Flotel”, explica Lorenna. 

No mesmo contexto, o Engenheiro de Projetos da Proper Marine, Marcelo Machado, assumiu o papel de “Floatel Installation Manager,” sendo encarregado da gestão diária das atividades do flotel em colaboração com os gestores da SBM. As atividades dele abrangeram ampla gama de responsabilidades, incluindo:

  • Suporte aos supervisores offshore da Proper Marine;
  • Controle diário da taxa de conexão da gangway do Flotel junto a plataforma;
  • Controle de voos, aeronaves e as empresas contratadas durante a campanha; 
  • Controle de POB (Pessoas a Bordo) diário; 
  • Controle diário dos consumíveis da UMS; 
  • Gestão da logística de descarte dos equipamentos de resíduos do Flotel junto a empresa terceirizada contratada; 
  • Relatórios diários para os gestores da SBM.

Marcelo destaca a importância da comunicação interna ao enfrentar o desafio de alternar entre o trabalho presencial e o home office, seguindo os protocolos da SBM

Marcelo Machado. Créditos da imagem: Arquivo pessoal

Desafios Enfrentados

Frederico Cauper. Créditos da imagem: Arquivo pessoal

Frederico Cauper de Aguiar Pereira, Engenheiro de Campo da Proper Marine, destaca a dinamicidade do trabalho, enfatizando que a cada dia apresentava novos desafios. 

“Coordenar uma embarcação com mais de quatrocentas pessoas exigia adaptabilidade, tomada de decisões rápidas e habilidades interpessoais excepcionais”, explica.   

Nesse tempo, um dos grandes desafios da Proper Marine foi a comunicação interna para conseguir obter os melhores resultados na gestão das operações e da equipe. 

A engenheira Lorenna adiciona detalhes sobre a decisão de desconectar ou não a gangway, considerando os riscos associados à permanência acoplada à plataforma. 

“São vários os pontos que interferiam. Condição de mar, condições climáticas, onda, vento… Os imediatos monitoravam as condições ambientais para que pudéssemos verificar a necessidade ou não de desconectar. Além disso, havia outros fatores relevantes, como, por exemplo, operações de carga”, finaliza. 

Conclusão e Reflexões

Lorenna junto a equipe da SBM. Créditos da imagem: Arquivo pessoal

A Proper Marine, por meio da expertise da equipe de engenheiros, conduziu a campanha com competência, resultando no êxito da operação. A satisfação da SBM e dos profissionais envolvidos foi evidenciada em momentos de celebração ao finalizar mais um desafio. 

“Foram dias leves com pessoas extremamente competentes que fizeram desta campanha um sucesso”, comenta Frederico Pereira. 

“Foi um projeto de muito conhecimento para mim, tanto pessoal quanto profissional, e sou muito feliz por ter chegado até aqui. Toda essa vivência só me faz almejar ainda mais continuar neste caminho dos projetos offshore”, diz Lorenna Coelho. 

“Foi uma experiência profissional muito importante por estar representando a Proper Marine dentro de uma empresa tão expressiva no mercado nacional e internacional offshore como a SBM”, finaliza Marcelo Machado.

Quer saber mais sobre nossos serviços de supervisão offshore e apoio onshore? Entre em contato agora com a Proper Marine. Estamos prontos para compartilhar nossas experiências, oferecer insights valiosos e discutir como podemos contribuir para o sucesso dos seus projetos.

Veja mais