Quem está à frente dos serviços de perfuração do mundo?

Compartilhe este artigo

Quando falamos em produção de petróleo e gás natural é fundamental que fique bem claro que existem duas formas bastante distintas de extração destes combustíveis fósseis.

Por um lado, há a extração onshore, e do outro a offshore, responsável pela maior parcela do óleo e gás extraídos no mundo.

E é sobre este segmento que vamos tratar neste artigo, te apresentando as dez maiores companhias a nível global no que diz respeito à perfuração offshore.

O que são empresas de perfuração offshore?

Offshore, que vem do inglês “longe da terra”, é utilizado para designar as atividades de perfurações realizadas no leito marinho, por plataformas fixas ou flutuantes em áreas marítimas. Sua profundidade pode variar de dezenas  de metros até mais de dois quilômetros e meio.

A extração em si é realizada por meio de um complexo sistema de equipamentos submarinos, aqui também utilizando o termo em inglês subsea. Estes equipamentos trazem os hidrocarbonetos  dos poços no solo marítimo até as unidades de tratamento (e armazenamento) desse produto, as plataformas de produção. Entretanto,  para que essa produção ocorra, dezenas de quilômetros de poços são perfurados  até que sejam alcançados os reservatórios de hidrocarbonetos..

Após a extração e as primeiras etapas de tratamento e refino, o petróleo e o gás são escoados por meio de:

  • oleodutos ou gasodutos (dutos submarinos que levam o óleo desde  as plataformas e até as refinarias); ou
  • descarregamento (offloading) para uma embarcação petroleira,  que consistem em um grande  navio-tanque.

As maiores empresas de perfuração offshore do planeta

Fonte da foto: Click Petróleo e Gás

Para construir esse levantamento, levamos em consideração: as informações do Marine InSight, portal americano que é considerado o mais completo do segmento de indústria marítima no mundo todo; as informações do Verified Market Research, portal de inteligência e pesquisa acerca do mercado americano e mundial.

Schlumberger

Considerada a maior companhia de perfuração offshore, a Schlumberger é um nome gigante no setor de energia marítima. Presente em mais de 120 países ao redor do mundo, emprega mais de 100 mil profissionais como técnicos, engenheiros e pesquisadores.

Criada em 1926, a companhia de origem francesa tem seu escritório principal no país europeu, embora tenha escritórios da marca nos EUA, Inglaterra e Holanda.

Entre os serviços com os quais colabora, estão o processamento de dados, teste de poços de petróleo, avaliações de terreno, extração e etc, além de consultoria e gerenciamento.

Halliburton

A americana Halliburton nasceu em 1919, e hoje se encontra representada em mais de 140 diferentes países.

O principal objetivo da empresa é auxiliar seus clientes a maximizarem a rentabilidade de seus reservatórios. Além de auxiliar em sua localização, trabalha com o processamento de dados, realiza todo o processo de perfuração em si, constrói poços de petróleo e supervisiona toda a gestão.

Também faz parte de seu cardápio de serviços o gerenciamento geotérmico, que se utiliza de modernas técnicas de identificação desse tipo de reservatório.

Por fim, vale destacar sua missão, que a empresa sempre faz questão de destacar: entregar soluções acessíveis, além de ressaltar a preocupação com a urgência na transição para um futuro de baixo carbono, combinando conhecimento tecnológico com uso eficiente dos recursos disponíveis.

Fluor Corporation

Considerada a terceira maior empresa de perfuração offshore do mundo, a Fluor Corporation, que é sediada nos EUA, é uma grande produtora de produtos antipoluição.

Presente em mais de 50 países, seus 55 mil profissionais atuam prestando serviços no setor de óleo e gás, indústrias e manufatura, engenharia e construção.

Nascida como empresa de construção, logo progrediu e avançou no segmento petrolífero, construindo refinarias e demais infraestruturas offshore para petróleo e gás.

Entre alguns dos mais complexos projetos em que já esteve envolvida, estão a construção da refinaria de petróleo Al-Zour no Kuwait, Laboratórios Nucleares no Canadá, a mina de cobre a céu aberto no Peru e a instalação de exportação de LNG Canadá.

Completam a lista das 10 maiores empresas de perfuração offshore:

  • Baker Hughes (EUA);
  • Transocean (Suíça);
  • Ensco Plc (Inglaterra);
  • Diamond Offshore Drilling (EUA);
  • Rowan Companies (Inglaterra);
  • Noble Corporation (Inglaterra);
  • Seadrill (Inglaterra).

A Proper Marine é especializada em fornecer soluções de engenharia de projetos e consultoria naval e offshore. Com equipe multidisciplinar, contamos com a gerência e administração realizada por experientes engenheiros navais.
Visite nosso site e contate nossos profissionais para conhecer mais detalhadamente nossos serviços e como podemos auxiliar a sua empresa.

Veja mais