Carreiras e áreas de atuação na engenharia naval

Compartilhe este artigo

Se você pensa em seguir carreira na engenharia, sem dúvida uma das especialidades que deve ser considerada é a naval.

Afinal, nas últimas décadas, o setor de transporte marítimo vem movimentando boa parcela da economia mundial. De acordo  com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as águas são responsáveis por mais de 95% das cargas exportadas e importadas pelo Brasil.

Além disso, também se espera que, em um futuro breve, os oceanos sejam protagonistas na geração de fontes de energia renovável.

Sendo assim, as oportunidades que já existem como as que estão por vir nessa carreira são crescentes, evidenciando que o mercado de trabalho para um engenheiro naval está aquecido. 

Mas, quais são as áreas de atuação desse profissional no setor marítimo e as perspectivas em termos de carreira por quem optar seguir por esse caminho?

É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. 

Principais carreiras em engenharia naval

Normalmente, é comum vincular a figura do engenheiro naval ao profissional responsável pela construção de embarcações. No entanto, muito mais do que desenvolver barcos de navegação, é possível assumir outras atribuições ao longo da carreira nesta área.

Projetos de Sistemas Oceânicos

O engenheiro naval trabalha com resolução de problemas envolvendo embarcações e outras estruturas flutuantes, definindo as especificações tanto técnicas quanto operacionais. É também responsável pelos cálculos estruturais, avaliando as cargas que atuam sobre a estrutura.

Logística marinha e fluvial

Trabalhar com logística é um dos caminhos que este profissional pode seguir para além dos projetos de barcos e navios. É também responsável por planejar as etapas que vão desde o embarque das mercadorias até o seu transporte, armazenamento e o desembarque das cargas nos portos. 

Além disso, a fiscalização das conexões realizadas com outros meios de transporte também fica sob o encargo do engenheiro naval.

Pesquisa e desenvolvimento

Basicamente, este é um ramo que está diretamente associado à realização de pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias e equipamentos marítimos.

O objetivo é, sobretudo, desenvolver soluções para aplicar em projetos visando melhorar o desempenho das embarcações e viabilizar o transporte do maior número de carga possível sem renunciar à segurança.

Assim, os projetos de pesquisa e desenvolvimentos realizados pelo engenheiro naval também se prestam para uso na construção e operação de sistemas offshore e submarinos, voltados para exploração de P&G (Petróleo & Gás) e geração de energia no mar.

Construção naval

Esta é a área de atuação mais comum para quem segue carreira neste ramo. Nela, o profissional é encarregado pela construção de diferentes embarcações, sejam elas navios, lanchas, barcos ou outros sistemas flutuantes.

É também de sua responsabilidade a definição de todas as especificações operacionais, técnicas e de planejamento dessas construções. Mas não é só isso!

Na construção naval, o engenheiro também fica à frente do processo de manutenção dos cascos, motores e sistemas de bordo, sem falar que a fiscalização de plataformas de produção de petróleo também é algo que faz parte das suas funções básicas.

Engenharia oceânica

Certamente você já deve ter visto ou ouvido falar dos sistemas instalados no oceano para fins de exploração de recursos naturais renováveis ou não. Essas estruturas são idealizadas pelo engenheiro naval.

Sendo ele especializado em oceânica, pode atuar, por exemplo, na geração de energia maremotriz, gerada pela mudança do nível da água do mar e criação e manutenção das Wind Farms, parques eólicos em áreas marítimas nas quais são instaladas turbinas para a geração de energia.

Mercado de trabalho

Até a década de 90, grande parte dos profissionais que optaram por seguir carreira na área se viam diante de um mercado escasso, sem muitas oportunidades de emprego. Contudo, essa realidade vem mudando drasticamente com o tempo, sobretudo, em razão do aumento da exploração das vias marítimas para fins comerciais, de exploração do petróleo e fonte de energias renováveis.

Atualmente, o mercado de trabalho na área naval é bem vasto, portanto, oportunidades para construir carreira de sucesso é viável. 

Se você busca por uma vaga de emprego nesse ramo, a Proper Marine é uma empresa que opera oferecendo soluções por meio de projetos e consultoria naval offshore e que está buscando sempre novos talentos para compor sua equipe de profissionais. 

Visite agora mesmo nosso site e confira as vagas de emprego que disponibilizamos ou faça o cadastro do seu currículo em nosso banco de talentos. 

Esperamos por você em nosso time.

Fonte: Canva

Veja mais