Ativo 31@5x
Ativo 31@5x

Conheça os principais estaleiros do Brasil

Compartilhe este artigo

Os estaleiros têm um papel muito importante para o desenvolvimento da economia no país. O Brasil possui enorme capacidade de comércio marítimo e isso torna o cenário bastante favorável para trabalhos que envolvam navios e demais embarcações.

A construção de estaleiros, por exemplo, é fundamental para atender a essas demandas. São nesses espaços que navios são fabricados e entram em manutenção, além de serem um local utilizado para que os mesmos possam ser atracados com segurança e mais facilidade.

Conheça os estaleiros do Brasil e saiba mais sobre sua importância para o desenvolvimento nacional.

Estaleiro Mauá (Niterói, RJ)

Créditos da imagem: Estaleiro Mauá 

Inaugurado em 1846 pelo Barão de Mauá, este é o mais antigo estaleiro do Brasil. Erguido em Ponta d’Areia, em Niterói / RJ, ele foi responsável pela fabricação de diversos navios, inclusive utilizados na guerra do Paraguai. De lá para cá, muitos outros foram levantados e ajudaram a escrever a história do país.

Além de ser destaque por sua tradição, é o maior estaleiro na Baía de Guanabara, sendo habilitado para a construção de todos os tipos de embarcações. Sua área é de 180.000 m² com capacidade de processamento de 36.000 toneladas de aço por ano.

Outro ponto vantajoso no Estaleiro Mauá é a sua localização, que funciona de forma estratégica, pois, como está antes da Ponte Rio — Niterói, facilita que diversas embarcações atraquem, independentemente de sua altura ou necessidade de manobra. 

Estaleiro Atlântico Sul S.A (Ipojuca, PE)

Créditos da imagem: Atlântico Sul

Maior do Hemisfério Sul, fundado em 2005, possui capacidade para processamento de 100 mil toneladas por ano e está em uma área favorável para os negócios marítimos, estrategicamente nas rotas de navegação internacional.

Um de seus diferenciais está no fato de ser referência na construção de navios petroleiros em toda a América. Além disso, atua também na reparação de embarcações da região.

Detroit Brasil S.A. (Itajaí – SC)

créditos da imagem: Detroit Brasil

A região Sul possui importantes estaleiros, alguns são considerados os melhores do país com relação à tecnologia. Dentre eles está o Detroit Brasil S.A., que fica às margens do rio Itajaí e próximo dos portos de Itajaí e Navegantes. 

Sua atuação tem como foco reparos, construção e modernização de embarcações de médio porte. Por contar com amplo espaço de 120 mil metros quadrados, possui infraestrutura com significativa capacidade, 12.000 toneladas de aço por ano.

Brasfels S.A. (Angra dos Reis, RJ)

Créditos da imagem: Keppel Fels

Pertencente ao grupo Keppel Fels, se destaca em construções de grande porte e também em reparos offshore desde o ano 2000.

Com ampla gama de serviços, conquistou posição de referência na América Latina e tornou-se reconhecido pelas instalações offshore e marítima.

Esses são alguns dos estaleiros localizados no Brasil, mas, você pode conferir outros pela lista atualizada em 2023 pelo SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore).

Como você pôde notar, os estaleiros são de grande importância para o país, pois contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e promovendo o crescimento das regiões nas quais estão inseridos.
Visite nosso site e contate nossos profissionais para conhecer nossos serviços e como podemos ajudar seu negócio com soluções de engenharia de projetos e consultoria naval e offshore.

Veja mais