Ativo 31@5x
Ativo 31@5x

O que é IACS (International Association of Classification Societies)

Compartilhe este artigo

Quando o assunto é proteção marítima e oceanos limpos, a International Association of Classification Societies (IACS), ou Associação Internacional de Sociedades Classificadoras, tem grande relevância, tratando-se de uma organização não-governamental que reúne doze sociedades de classificação. 

Mais de 90% da tonelagem dos navios de todo o mundo estão sob os padrões estabelecidos por seus membros. Dessa maneira, a IACS desempenha papel fundamental na promoção da segurança marítima e em questões relacionadas aos regulamentos internacionais. 

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

História e formação

A IACS teve suas origens nas recomendações da Convenção Internacional das Linhas de Carga de 1930, que enfatizava a colaboração entre as sociedades de classificação para garantir a uniformidade na aplicação dos padrões de resistência. 

Em 1939, ocorreu, então, a primeira conferência, e em 1968, a IACS foi oficialmente formada por sete sociedades, tendo sua sede atualmente localizada em Londres.

A associação é composta por doze membros de sociedades: ABS (EUA), BV (França), CCS (China), CRS (Croácia), DNV GL (Alemanha), IRS (Índia), KR (Coreia do Sul), LR (Reino Unido), PRS (Polônia), RINA (Itália), RS (Rússia) e ClassNK (Japão). São essas instituições que classificam a maioria dos navios em todo, tendo como objetivo garantir o cumprimento da regulamentação marítima.

Funções e importância 

Entre suas atribuições, a IACS fornece um fórum para que as sociedades membros discutam, pesquisem e adotem critérios técnicos para reforçar a segurança nos mares. Além disso, ela atua no desenvolvimento, suporte técnico e realização de inspeções para garantir a conformidade com as normas estabelecidas.

Com sua ação, a IACS contribui para efetivação dos regulamentos e padrões internacionais, facilitando, assim, o comércio marítimo e assegurando sua conformidade com as normas globais. Por estabelecer critérios técnicos, a associação contribui significativamente para a prevenção de acidentes, proteção do meio ambiente e a segurança da vida e da propriedade no mar. 

Desafios e tendências futuras

Como todos os segmentos da economia, o setor marítimo também enfrenta desafios e precisa se adequar às novas tendências do mercado. Entre os principais pontos a serem observados, estão a evolução das tecnologias marítimas, a necessidade de atualização constante dos regulamentos e a adaptação às mudanças nas demandas da indústria. 

Apesar de todas essas necessidades, a IACS reconhece a importância da inovação e mostra que está comprometida em acompanhar os avanços tecnológicos para garantir a segurança contínua no setor marítimo. 

Questões como mudanças climáticas e transição para uma indústria marítima mais sustentável estão entre as suas preocupações, incentivando o estabelecimento de diretrizes que promovam a eficiência energética entre outras ações.

Além disso, a digitalização e a automação estão transformando rapidamente o setor marítimo. Sendo assim, a IACS está acompanhando essas tendências e buscando garantir que as tecnologias sejam implementadas com segurança e eficiência. Isso inclui a definição de requisitos e padrões para sistemas de TI e cibersegurança, bem como a avaliação da segurança de navios autônomos e sistemas autônomos a bordo.

Como vimos, a International Association of Classification Societies (IACS) trabalha para a promoção da conformidade no setor marítimo. Por meio da colaboração entre suas sociedades membros, desenvolve e implementa padrões técnicos que reforçam a segurança e cumprimento dos padrões internacionais. 


Acompanhe todas as novidades da área: acesse o blog da Proper Marine e confira os artigos com outros temas importantes como esse.

Veja mais