Ativo 31@5x
Ativo 31@5x

Desenvolvimento de navios e plataformas offshore sustentáveis

Compartilhe este artigo

Atualmente há grande preocupação com os impactos ambientais, além da crescente demanda por fontes de energia renováveis. Isso tudo vem estimulando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em diversos segmentos, e o setor naval e offshore também seguem nesse sentido.

O desenvolvimento de navios e plataformas offshore sustentáveis tem ganhado destaque, movimentando investimentos em todo o mundo. A implementação de novas tecnologias visa reduzir danos ao meio ambiente, promovendo eficiência energética e mantendo a segurança nas operações.

Por isso, profissionais que atuam na área naval precisam se manter atualizados, acompanhando as tendências do mercado. 

Confira neste texto as principais informações sobre o tema!

Tecnologias para navios mais sustentáveis

Quando se trata de projetos sustentáveis de navios e plataformas offshore, muitas tecnologias estão sendo colocadas em prática para que haja contribuição ao meio ambiente, porém mantendo a qualidade das operações. As principais inovações, além de serem importantes para a sustentabilidade, também tornam os navios mais autônomos e seguros.

Um bom exemplo desse avanço são os navios do futuro, que vêm sendo desenvolvidos pela indústria naval para proporcionar mais eficiência com menos danos ao meio ambiente. Essa iniciativa é bastante relevante, visto que, conforme a ONU, hoje 80% das mercadorias globalmente comercializadas são transportadas em navios. 

Essas embarcações utilizam, por exemplo, combustíveis que reduzem a emissão de gases de efeito estufa e estão sendo projetados para que, no futuro, atuem cada vez mais de forma autônoma, eliminando a necessidade de muitas pessoas a bordo e, com isso, reduzindo os riscos à segurança.

Plataformas offshore mais eficientes

Além de todo o esforço para que os navios fiquem cada vez mais sustentáveis, há também iniciativas visando a melhoria nas plataformas offshore. Exemplo são as tecnologias para aumentar a produção em campos maduros de petróleo, ou seja, aqueles com mais de 25 anos de atividade e/ou produção igual ou acima a 70% das reservas.

Essa ação tem por objetivo aumentar a vida útil do campo maduro e, assim, postergar seu abandono. Isso contribui com questões de sustentabilidade e, também, ajuda a maximizar o valor dos recursos, reduz a dependência de novas descobertas, possibilita a utilização prolongada da infraestrutura já existente, entre outros benefícios.

Benefícios de projetos navais sustentáveis

Além de toda a questão da redução dos impactos ambientais, investir em sustentabilidade para navios e plataformas offshore traz outras vantagens para o negócio. Confira algumas delas:

  • utilização de processos e tecnologias mais limpas que reduzem a emissão de gases de efeito estufa;
  • aumento da eficiência energética;
  • redução da atividade humana nos processos marinhos e consequente aumento da segurança;
  • melhoria do posicionamento da empresa na sociedade, desenvolvendo sua responsabilidade ambiental e social. 

Como vimos, a redução de danos ao meio ambiente é uma preocupação que vem transformando a maneira como as embarcações são desenvolvidas. 

Projeto Catamarã

Créditos da foto: arquivo pessoal

A Proper Marine é uma empresa especializada em soluções navais e offshore que tem como um de seus objetivos a sustentabilidade. Recentemente, desenvolvemos um projeto de embarcação para o transporte em águas interiores, 100% elétrico e isento de emissões de carbono.

Com capacidade de acomodar até 407 passageiros, o Catamarã possui 2 tanques de água doce de 2000L cada, 2 motores 100% elétricos com +2000HP cada, e um banco reserva de bateria de 10 KVA (30 min).

Desde a fase de estudos conceituais até a consolidação do projeto básico, empregamos as mais modernas tecnologias disponíveis para garantir eficiência, economia e segurança.
Caso tenha interesse em conhecer nosso método de trabalho e portfólio, estamos disponíveis para fornecer todas as informações necessárias. Entre em contato.

Veja mais