Ativo 31@5x
Ativo 31@5x

Sustentabilidade offshore: reaproveitamento da água

Compartilhe este artigo

Segmentos ligados a atividades offshore estão investindo cada vez mais em sustentabilidade com o objetivo de atender às necessidades de preservação dos recursos naturais e tornar o negócio mais competitivo.

Dentre as principais ações, o reaproveitamento da água utilizada nos processos de extração do petróleo vem sendo bastante relevante para a implementação da sustentabilidade offshore.

Confira detalhes no decorrer da leitura.

A água nos processos de perfuração para extração do petróleo

No Brasil, local em que boa parte do petróleo está no fundo do mar, as operações para extração do recurso fazem uso de uma quantidade bastante significativa de água. Isso porque as plataformas a utilizam como componente dos fluidos de perfuração, o que ajuda a manter a pressão dos poços e a transmitir força para a broca.

Com isso, nesses procedimentos há um subproduto, chamado água produzida. Ela é semelhante à composição do mar, no entanto, é mesclada com resíduos de óleo e outros produtos químicos. Por isso, antes de ser devolvida ao meio ambiente, é necessário submetê-la a tratamento apropriado, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Como a indústria offshore faz o reaproveitamento da água

Esse fluido, que é extremamente importante nos processos de extração do petróleo, é o efluente de maior quantidade nesses trabalhos. Por isso, o tratamento da água produzida é tão necessário. Existem diferentes técnicas com essa finalidade, algumas empregadas de forma conjunta, visando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Dentre os métodos, um dos mais utilizados é a separação gravitacional, na qual a divisão se dá pela diferença de densidade entre os elementos. Outro procedimento bastante aplicado é a flotação, em que bolhas gasosas se formam para incorporar as gotículas de óleo espalhadas. 

A escolha dependerá dos compostos que se deseja remover, conforme o uso que se dará à água. Sendo que ela poderá simplesmente ser devolvida ao mar ou ter um tratamento mais específico para o reuso em irrigação, por exemplo. Nesse último caso, ela necessitará passar por procedimentos físicos, químicos e biológicos para dessalinização e para chegar à qualidade adequada.

Importância de a sustentabilidade offshore ser colocada em prática

O tratamento da água produzida é fundamental quando se trata de sustentabilidade offshore. Tanto por questões ambientais quanto pela urgência mundial, investir em estratégias de reutilização se mostra importante para suprir as necessidades futuras, seja na agricultura ou em outros setores da economia.

Conforme apontado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população de todo o mundo tem acesso à água potável. Além disso, apenas a irrigação consome 73% desse recurso e as atividades industriais utilizam 21%.

Investir em processos de reaproveitamento da água no setor naval e offshore contribui com a sustentabilidade e faz a indústria manter a sua competitividade no mercado.
A Proper Marine é especializada em fornecer soluções de engenharia de projetos e consultoria naval e offshore. Com equipe multidisciplinar, contamos com a gerência e administração realizada por experientes engenheiros navais. Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Veja mais