Importância do setor de petróleo e gás para a economia do Brasil

Compartilhe este artigo

O petróleo e o gás são indispensáveis para a sociedade moderna. Seja por conta de seu uso como combustível, fonte de energia ou como matéria-prima para os mais diversos segmentos industriais e comerciais do planeta.

No entanto, algumas das maiores nações não contam com produção própria necessária para abastecer as próprias demandas, e nesse momento, outros países tomam para si um papel de extrema importância. Esse é o caso do Brasil.

Se você deseja compreender melhor como e quanto o setor de petróleo e gás natural são fundamentais para a economia brasileira, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

A economia brasileira em 2022

Antes de mais nada, vale a pena falarmos um pouco mais sobre como se dá a composição da economia brasileira, hoje considerada a 10ª maior do planeta.

Atualmente, nosso cenário econômico é bastante diversificado, englobando os três setores – primário, secundário e terciário. Já se foi aquela ideia de que éramos dependentes da monocultura, ou que só um tipo determinado de indústria era responsável pelas riquezas produzidas internamente.

O grande carro chefe da economia nacional é a produção agrícola, uma vez que somos um dos maiores exportadores mundiais de soja, frango e suco de laranja. Alcançamos, ainda, o lugar mais alto do pódio global no que diz respeito à produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

Também é importante destacar que somos o segundo maior produtor de carne bovina.

Por fim, não podemos deixar de citar o fato de que somos muito fortes no que diz respeito à produção de gás natural e especialmente petróleo, onde somos referência no que diz respeito à sua exploração em águas profundas.

O papel fundamental do setor de petróleo e gás para a economia do Brasil

Mesmo possuindo uma economia tão diversificada quanto vimos há pouco, é intrigante perceber que o gás natural e o petróleo têm papel tão determinante neste cenário.

No caso do petróleo, trata-se de uma commodity de alto valor agregado, que por isso mesmo é o objeto central de uma dezena de conflitos mundo afora. Nacionalmente falando, ele é fundamental para vários setores industriais, como a petroquímica.

Sua importância fica clara também no que diz respeito ao seu uso como fonte de energia – o petróleo é responsável por 31,1% da matriz energética nacional. E o gás natural vem logo em seguida, como segunda fonte energética mais utilizada no Brasil: 23% do total.

Ainda sobre o petróleo, ele também é o pilar da produção de gasolina e diesel, combustíveis muito utilizados em automóveis.

E sua exploração reverbera inclusive nos locais onde acontece, por conta do pagamento de royalties da União aos municípios e estados. Essa verba é aplicada posteriormente em áreas como educação e saúde. Inclusive, essa compensação financeira também acontece no caso da extração de gás natural no Brasil.

Vale dizer ainda que há um estudo realizado pela EY em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) que nos lembra que, além das volumosas reservas de gás e petróleo, esses mercados têm outra grande contribuição para com a economia: arrecadação de tributos. No setor industrial, o setor de gás e petróleo é o que mais arrecada impostos federais, também graças aos bons salários pagos aos profissionais do segmento.

Um mercado que segue em expansão no Brasil

É importante destacar ainda que, desde a descoberta da camada do pré-sal, as reservas naturais brasileiras sofreram um enorme salto. Prova disso são os dados da ANP, que destacam que em 2021 o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural do país. 

Os mesmos dados nos lembram ainda que a plataforma Petrobras 70, no campo de Búzios, foi a instalação com a maior produção de petróleo, e o navio plataforma FPSO Cidade de Itaguaí, no campo de Tupi, foi a com maior produção de gás natural.

E a estimativa é de que esse mercado continue crescendo. Por isso, é importante manter em alta o investimento em infraestrutura qualificada, mão de obra especializada e conhecimento técnico, para que petróleo e gás natural continuem fundamentais para a economia brasileira.

A Proper Marine é especializada em fornecer soluções de engenharia de projetos e consultoria naval e offshore. Com uma equipe multidisciplinar, contamos com toda a gerência e administração realizada por experientes engenheiros navais.

Visite o nosso site e entre em contato com nossos especialistas para conhecer mais detalhes de todos os serviços que dispomos.

Veja mais